O Centro Britânico é uma das referências no país quando o assunto é ensino de idiomas. E são inúmeros os motivos que nos credenciam a ocupar uma lista de escolas diferenciadas, que realmente atendem às expectativas dos nossos alunos. 

Você sabia que, em 51 anos de história, o Centro Britânico formou mais de 40 mil pessoas nos níveis C1 e C2 de proficiência em inglês? Isso significa que quase 2% dos brasileiros com alto nível no idioma foram formados aqui, em uma única escola de idiomas.

Veja a seguir outros motivos para você conhecer o Centro Britânico!

Escola com reputação e história respeitáveis

O Centro Britânico surgiu pelas mãos de Michael Austen Collins, nosso fundador que veio ao Brasil a convite do British Council (Conselho Britânico) a dar aulas no Colégio Britânico St. Paul’s, nos anos 60. Para saber um pouco mais sobre essa história, confira o documentário dos nossos 50 anos!

Após anos lecionando aulas no Colégio Britânico, Mr. Collins fundou o Centro Britânico em 1969. Sua ideia era criar uma escola com parâmetros internacionais de metodologia para oferecer um ensino qualificado de inglês.

Em 1986, a escola passou para as mãos de duas professoras do próprio Centro Britânico, que assumiram e aprimoraram o modelo de ensino.

Após 10 anos, mantendo a qualidade pedagógica, o CB começou sua expansão com 3 unidades em 3 anos. Em 2008, tornou-se uma franquia. Atualmente, estamos presentes em mais de 20 unidades espalhadas por Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Em 2021, completaremos 52 anos de atuação baseada em um ensino qualificado de inglês e outros idiomas. Com a personalização do curso e a metodologia seguindo o Quadro Comum Europeu, focamos em ter alunos com proficiência no idioma de sua preferência.

São anos de história de sucesso para construir uma reputação sólida no mercado, sempre acompanhando inovações e atualizações no ensino de idiomas. Não à toa, o Centro Britânico é homologado e chancelado por Cambridge Assessment English como Centro Preparatório de exames internacionais no Brasil.

Método de ensino eficiente e atual

Uma escola qualificada é formada por muitos fatores, e um deles é o método de ensino eficiente. O Centro Britânico possui mais de meio século de história, mas está sempre atento às novidades. Sua reputação está diretamente ligada à inovação, tão necessária para formar pessoas com capacidade de se inserir em uma sociedade globalizada.

Quando falamos de eficiência, inovação e atualidade do método de ensino do Centro Britânico, estamos falando em personalização. Para nós, o ensino qualificado de inglês tem 4 pilares: objetivo, forma de aprendizado, áreas de interesse e nível linguístico.

O primeiro pilar pode ser traduzido como ensinar um idioma conforme o objetivo do aluno. Existem adultos que desejam subir na carreira ou fazer um MBA no exterior.

Existem pais que querem um futuro melhor para seus filhos e sabem da importância de aprender inglês cedo. Existem profissionais que desejam aproveitar uma bolsa de pós-graduação em uma universidade fora do país. Seja qual for o objetivo, o Centro Britânico o considerará em seu ensino.

Disso, decorre o segundo pilar: montar algo único que releva a forma de aprendizado preferencial do aluno. Seja com aplicativos, leitura, vídeos ou filmes, existe um meio que auxilia o aluno a se desenvolver da melhor maneira. É importante considerar essa preferência, porque é uma motivação do aprendizado.

No mesmo sentido, um aluno que estuda idiomas dentro de suas áreas de interesse (artes, política, esportes, tecnologia etc.) consegue ter mais engajamento com os estudos. Este é o terceiro pilar, que é muito importante para o aprendizado, porque aprender é algo constante.

Por fim, o quarto pilar é o nível linguístico. Os alunos devem ser separados conforme níveis e idade para que todos se desenvolvam no tempo correto.

Esses quatro pilares demonstram que o Centro Britânico preza pela autonomia e pela interação do aluno, em uma forma ativa de aprendizagem.

Nossos professores possuem uma abordagem construtivista e são capazes de personalizar o curso para que o aluno atinja seu objetivo ao final do percurso de aprendizado. É a gestão individualizada do conhecimento, adequada à necessidade do aluno. 

Melhor infraestrutura

Aplicar um método de ensino personalizado e inovador depende de uma boa infraestrutura, certo? No Centro Britânico, nossas salas de aulas e espaços de interação foram pensados para promover o aprendizado. Além de confortáveis e com boa iluminação, algumas delas são equipadas com recursos modernos para facilitar a aquisição de conhecimento.

Algumas unidades possuem bibliotecas e espaços de convivência, que também cumprem um importante papel de estimular a comunicação natural entre os alunos no idioma que está sendo aprendido. Essa interação também auxilia os alunos a desenvolverem habilidades sociais, inclusive. 

Outro ponto positivo da infraestrutura é a segurança. Nossos alunos e profissionais devem focar somente no aprendizado, motivo pelo qual temos seguranças em nosso quadro de colaboradores que ficam de olho no entorno da escola. Outras soluções modernas, como câmeras integradas de segurança, também estão presentes para dar mais tranquilidade a todos.

Para conhecer a infraestrutura do Centro Britânico, escolha a unidade mais perto de você e venha nos visitar!

Professores experientes e qualificados

A reputação de uma escola de idiomas é construída de diversas maneiras, mas todas elas dependem diretamente de um grupo de profissionais comprometido e qualificado. É o caso do Centro Britânico, que possui professores com grande habilidades para fazer a gestão do conhecimento voltada para o aprendizado real dos alunos. 

Todos os profissionais do CB são extremamente qualificados e são nosso maior ativo, pois executam nossa missão de ajudar os alunos a conquistarem seus objetivos por meio do idioma.

E como isso ocorre? Em primeiro lugar, se nosso foco é formar alunos com proficiência em inglês e outros idiomas, temos que ter profissionais à altura. Então, nossos professores possuem certificação de proficiência (comprovam o nível linguístico) e de ensino do idioma (comprovam a capacidade técnica para ensinar).

Em igual sentido, pertencem à área de educação, pois é isso que o capacita a gerenciar os conhecimentos com maestria. 

Outro ponto positivo dos professores do CB é a atualização constante quanto aos métodos e abordagens de ensino no mercado. E, claro, todos possuem experiência com a faixa etária à qual ensinam. Exigimos dos profissionais que trabalham conosco, tanto a certificação linguística, que garante o nível do idioma daquele profissional, quanto a certificação didática, que garante que aquele profissional está qualificado a ensinar outras pessoas. Não é por que falamos português, que estamos aptos a dar aulas de português, por isso essas certificações são tão importantes.

Nós consideramos que os professores são um dos pilares básicos de uma aprendizagem de sucesso. Por isso, temos excelentes profissionais para um ensino qualificado de inglês e de outros idiomas. 

Preparação do Centro Britânico para exames e certificações 

O ensino qualificado de inglês é medido por meio de exames e certificações reconhecidas internacionalmente. Um aluno que deseja fazer um intercâmbio ou estudar em uma universidade fora do país deve possuir requisitos mínimos, e um deles costuma ser a certificação em inglês.

Por isso, podemos dizer que o aprendizado de idiomas, especialmente do inglês, abre portas na vida profissional e acadêmica. 

No Centro Britânico, sabemos das aspirações pessoais, acadêmicas e profissionais dos nossos alunos. Por isso, temos o dever de prepará-los para obter as certificações da Universidade de Cambridge por meio dos exames do Cambridge Assessment English, que avaliam o nível de proficiência do aluno.

Até mesmo as crianças podem obter as certificações, pois elas cumprem um papel de motivar o aprendizado e a estimular a obtenção de mais certificações. Este grupo, por exemplo, se submete aos exames Pre-A1 Starters e A1 Movers.

Os pré-adolescentes, jovens e adultos podem obter outras certificações, que vão do A2 Key (nível básico de inglês) até o C2 Proficiency (nível extremamente avançado). Cada um dos exames comprova o nível de compreensão de escrita, leitura, escuta e fala do aluno. 

Com um nível B2 First (nível pós intermediário), o aluno consegue ser aceito em programas de Bolsas de Estudo no exterior. O nível C1 Advanced (nível avançado) é requisitado em em empresas, universidades e órgãos governamentais ao redor do mundo. 

O mais alto nível (C2 Proficiency) é uma qualificação que comprova que a pessoa consegue lidar com textos complexos e tarefas corporativas em inglês, manter conversação em alto nível acadêmico e técnico, e sobressair-se no mercado de ensino da língua inglesa.

Para o Centro Britânico, o foco é sempre o aprendizado em nível máximo. Por isso, todos os nossos estudantes chegam até o nível C1 ou C2 do Quadro Comum Europeu. Basta se comprometerem com o estudo ao longo dos anos, porque o caminho nós já sabemos qual é!

Diversidade de cursos

Para fechar os motivos pelos quais você deve conhecer o Centro Britânico, está um dos pilares do nosso método de ensino: a diversidade de cursos para abarcar inúmeros objetivos, níveis de proficiência e faixas etárias.

Cursos conforme faixa etária e nível de proficiência

A personalização do ensino de inglês e outros idiomas depende diretamente de adequar as aulas à faixa etária e ao nível de proficiência. Cada idade possui uma abordagem de aprendizado própria que deve ser respeitada, que diz respeito às experiências que aquele indivíduo já teve.

Por isso, no Centro Britânico, temos cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em diversos níveis. A única semelhança entre eles é um material didático de qualidade.

As crianças entre 3 a 10 anos podem ser colocadas em nossos cursos que trabalham de forma lúdica e natural as 4 habilidades (fala, escuta, leitura e escrita). No início, as crianças desenvolvem a compreensão e a fala, e aos poucos introduzem leitura e escrita.

Esse desenvolvimento se dá de maneira natural e não interfere na alfabetização da escola regular. A partir dos 10 anos, a conversação é o foco. 

Em qualquer uma dessas idades, as crianças trabalham com temas de seu cotidiano, como família, amigos e informações pessoais.

A partir dos 12 anos, o Centro Britânico divide o ensino em 5 níveis, do básico ao avançado (fluency). Ocorre um aprofundamento nas habilidades, mas o trabalho de conversação, estruturas para aumentar a fluência e expansão de vocabulário já aparece bastante. Ao final, nos níveis já avançados, ocorre o aperfeiçoamento da comunicação para manter a fluência adquirida.

Os cursos para adultos (acima de 16 anos) também trabalham as 4 habilidades, mas consideram a ausência de tempo disponível. São 5 cursos no Centro Britânico:

  • Ignition: curso básico rápido de 8 aulas;

  • Steps: curso básico que ensina estruturas fundamentais de comunicação;

  • Higher: curso intermediário com ênfase em conversação e comunicação;

  • Advanced: curso avançado de aperfeiçoamento da comunicação oral e escrita; 

  • Fluency: curso avançado para manter a fluência adquirida e aperfeiçoar a pronúncia.

Cursos especiais

O foco do aprendizado de inglês é bastante diferente conforme o objetivo do aluno. Há pessoas que lidam diariamente com situações no trabalho que demandam vocabulário específico em inglês. Há também aquelas que precisam apenas bater papo para manter a fluência e treinar a fala.

Para essas necessidades especiais, o Centro Britânico desenvolveu inúmeros cursos. Um deles é o Business English, que aborda assuntos e vocabulário específicos do mundo dos negócios.

Separado em 4 níveis, o foco é preparar o aluno para lidar com situações previsíveis (entrevistas de trabalho, conversas curtas ao telefone, participação em reuniões de negócios) e complexas (resolução de conflitos, tomada de decisão e boa apresentação).

Outros cursos especiais do Centro Britânico atendem a um propósito específico. Conheça:

  • Hello Brazil!: voltado a grandes redes do varejo brasileiro, é um curso com diálogos do cotidiano de funcionários para incentivar o atendimento bilíngue, abrangendo a necessidade do cliente;

  • Telephone: curso voltado para pessoas que realizam ligações internacionais frequentemente e precisam se desenvolver na conversação via telefone;

  • Presentation: curso destinado para realizar apresentações e palestras no idioma e para aprimorar vocabulário e fluência em inglês;

  • Aviation: voltado especificamente aos profissionais da Aviação, traz vocabulário e atividades que simulam a prática real da área;

  • One to One: desenvolvimento de programa de curso sob medida para o aluno para atender às suas necessidades;

  • English Club: voltado para quem quer bater papo em inglês, independentemente do seu nível de conhecimento.

O Centro Britânico possui mais de meio século de existência, sempre prezando pelo compromisso de formar alunos do mais alto nível de proficiência em inglês e outros idiomas. Para tanto, oferecemos excelente infraestrutura, profissionais qualificados, método de ensino inovador e eficiente, preparação para obtenção de certificações e uma diversidade de cursos para atender aos diversos objetivos.

Conheça um pouco mais sobre o método de ensino do Centro Britânico e veja como ele garante um inglês fluente!

Comentários: